• Newsletter

    Cadastre-se e recebas nossas novidades por email.

  • 62 3251-9957
    Av. T-8, 1041, St Bueno
    Goiânia - GO, CEP 74210-270

Sua horta caseira em 6 passos.

1

Ao montar uma horta dentro de casa, fatores como clima, solo, local e cultura escolhida são fatores importantes de análise. Suas plantinhas podem variar de acordo com as estações do ano, porém, prefira os temperos se quiser colocá-las na parte interna da residência.

Salsinha, cebolinha, pimenta, cenoura, alface, manjericão, hortelã são alguns exemplos de plantas que ficam ótimas em uma horta dentro de casa. O importante é não iniciar o cultivo no inverno, pois a temperatura pode comprometer o desenvolvimento delas.

Seguindo esses 6 passos simples, sua horta estará pronta para agregar beleza e funcionalidade à sua cozinha ou jardim.

Passo 1 – Onde Plantar

2

Existe uma variedade enorme de locais onde plantar, isso fica ao critério e à imaginação de cada um.

Passo 2 – Escolher a Terra

Para quem não quer ter um investimento muito elevado pode comprar simples sacos de terra à venda em qualquer loja da especialidade, e ir tratando dela de tempos a tempos. Uma dica para quem é principiante, são os sacos já preparados.

Passo 3 – Drenagem

Qualquer que seja o local (vaso, floreira, garrafa pet ou garrafão) existe sempre fatores importantes, o primeiro deles é a drenagem (escoamento das águas em excesso). Para isso basta criar pequenos orifícios onde a água em excesso possa sair da terra, criando assim condições para uma boa humidade, à prevenção do aparecimento de doenças nas raízes que em muitos casos leva à morte da planta.

Passo 4 – Substrato

3

Depois de escolhido o substrato a utilizar, colocar enchendo quase por completo o vaso que escolheu para o efeito deixando apenas um dedo da superfície. Não calque muito a terra para que a mesma não fique demasiado dura o que dificulta o crescimento das raízes.

Passo 5 – Juntar Sementes ou Mudas

Chegou a hora de plantar aquilo que você escolheu e ver crescer na sua mini horta. Não existe um segredo para uma boa plantação, de acordo com a planta que você escolher cada uma tem a sua média de profundidade; por isso informe-se sobre a sua escolha, respeitando também a largura que deve ter as plantas para não ficarem demasiado perto e correrem o risco de não crescer.

Passo 6 – Rega

Normalmente se rega uma vez por dia, sempre ao fim do dia/noite desde que a mesma apresente necessidade disso, para tal, coloque um dedo na terra até aproximadamente 3 centímetros sentindo se a mesma ainda está “molhada”.