• Newsletter

    Cadastre-se e recebas nossas novidades por email.

  • 62 3251-9957
    Av. T-8, 1041, St Bueno
    Goiânia - GO, CEP 74210-270

Plantas em ambientes fechados

01

Proporcional ao crescimento das cidades, é o nosso desejo em trazer um pouco mais de natureza para perto. Nossas casas são hoje nossos oásis, supostamente, nossa compensação e representam a nossa individualidade e nosso estado de espirito. Portanto, cada vez mais, o jardim, antes exclusivo de casas com grandes quintais, tem ocupado apartamentos e escritórios se torna logo o coração do lugar, mesmo que ainda de forma tímida. Se pretende transformar seu apartamento em seu oásis particular, ou apenas dar um toque de leveza ao ambiente, sabendo escolher corretamente, não será tarefa difícil. Algumas plantas são feitas para ambientes fechados, e não vão sofrer se não receberem uma varanda espaçosa e ensolarada como morada.

Uma das plantas mais fáceis de manter em espaços internos é a samambaia, que fez sucesso nos anos 70 e 80 e agora volta com força total. Pode-se transformar a última prateleira da estante em uma fileira de vasos com a planta pendente, ou até, distribuir as samambaias ao longo da estante.

São espécies de meia-sombra, que curtem um pouquinho de umidade e ficam lindas em vasos, no piso, na parede ou mesmo apoiadas sobre os móveis. Mas vale lembrar que, mesmo assim, o ambiente deve ter bastante claridade, mesmo que não receba sol diretamente, e deve ser bem ventilado.

Abaixo, vamos listar algumas plantas que nasceram para enfeitar sua casa e seus espaços fechados.

Pau d’água

Esse arbusto com uma linha amarela no meio das folhas é muito usado para decoração em vasos. Ideal para decorar escritórios, ela é resistente ao ar condicionado e não precisa ficar diretamente exposto ao sol deve ser regada quando superfície da terra estiver seca.

2

Palmeira Chamaedórea

Uma das mais populares plantas para interior, a palmeira chamaedorea fica bem em vasos e não passa dos dois metros de altura. É muito fácil de cuidar: gosta de ambientes úmidos e longe da luz direta do sol. A rega tem que ser frequente, para manter a terra sempre úmida. 

3

Pleomele

Muito vistosa, a Pleomele pode ter as folhas com as bordas brancas ou verde-limão. É muito usada em ambientes internos, mas deve-se prestar atenção se ela está se adaptando à baixa luminosidade. Caso ela comece a perder folhas, é melhor colocar em ambiente mais claro, mas não necessariamente diretamente ao sol.

4

Lírios da paz

Esta é uma das poucas plantas que florescem na sombra. Se seu jardim é sombreado, mas com bastante claridade, abuse desta espécie. O sol direto queima suas folhas! Mantenha-a sempre adubada e seu solo úmido.

5

Antúrio

Por suas flores vistosas, o Antúrio é um clássico decorativo. Tradicionalmente, é usado em vasos, mas de uns tempos para cá também passou a compor o paisagismos de jardins, sob a sombra de outras plantas. É essencial que fique à meia sombra, sem receber diretamente a luz do sol. Entretanto, também não pode ficar em ambientes escuros.

6

Jiboia

Uma das poucas trepadeiras para ambientes internos, a Jiboia cresce apoiada a substratos, como xaxins ou outras plantas. Esta planta tem as folhas coloridas, mas se ficar somente na sombra, suas folhas serão pequenas e verdes. É exatamente sua coloração em tons de verde e amarelo que faz com que seja muito usada na decoração. A rega deve ser feita com frequência, para manter o substrato úmido.

7

Bromélia

Sua inflorescência em tons vermelhos contrastando com o verde escuro das folhas torna a Bromélia uma das flores mais decorativas para ambientes internos. O sol direto queima suas folhas, por isso deve receber apenas claridade indireta. Deve ser regada a cada dois dias, limpando-se o seu centro para evitar proliferação de mosquitos.

8