• Newsletter

    Cadastre-se e recebas nossas novidades por email.

  • 62 3251-9957
    Av. T-8, 1041, St Bueno
    Goiânia - GO, CEP 74210-270

Arvores frutíferas e o paisagismo funcional

min-5

Com a preferência por apartamentos, surgiu a preocupação sobre a falta de contato diário com a natureza. Embora as cidades tenham atentado cada vez mais para a necessidade de parques e áreas públicas, o convívio diário no lar com plantas é o que realmente alivia algumas parcelas de estresse que levamos para casa todos os dias. Para esse alívio, paisagistas, arquitetos e decoradores têm dado uma importância crescente às alternativas paisagísticas para pequenos espaços.

Além das construções de jardins verticais, hortas caseiras, e utilização de vasos no interior da residência, uma outra possibilidade que pode ser explorada é o cultivo de mini árvores frutíferas em vasos!

Charmosas, as mini árvores oferecem frutos tão saborosos quanto os de uma árvore de tamanho comum, proporcionam o contato com a natureza, e oferecem a possibilidade impensável até pouco tempo, te se ter um pequeno pomar na varanda. Paisagismo funcional do puro!

A indicação é que o vaso tenha 80 cm de largura por 85 cm de profundidade, para que essas mini árvores possam ser cultivadas, pois não crescem muito. É recomendado impermeabilizar o vaso para que a planta não seja prejudicada, e também que a terra não seja muito dura, por isso faz-se uso de pedrinhas e de uma camada de argila para melhorar a drenagem da água, e o desenvolvimento da raiz.

O cultivo exige cuidados como a adubação que deve ser realizada com atenção, os adubos com liberação lenta ricos em fósforo duram até três meses e são os mais indicados para as árvores frutíferas, a inserção de terra vegetal e húmus de minhoca também auxilia. Quanto à rega, é indicado que esta seja realizada três vezes na semana em quantidade razoável, a rega em demasia pode causar apodrecimento da raiz. As mudas precisam iluminação solar, é indicado que a planta recebe no mínimo 4 horas por dia de contato direto com a luz. As espécies para cultivo são variadas como acerola, pitanga, romã, jabuticaba, pêssego, amora, cajá-manga e o charmoso limão siciliano.

Além dessas soluções, outra prova da evolução deste conceito de bem estar que alia vida urbana ao contato com a natureza, são as varandas gourmets, cada vez mais presentes em plantas de apartamentos. Um espaço perfeito para receber esse mini pomar!

min-20

min-3